A Nossa História
Em 1949, surgia em uma modesta casa situada na Vila Operária, a Escola Municipal Padre Antonio Vieira, atendendo inicialmente, 59 alunos matriculados. Como estava localizada dentro do perímetro urbano passou para o Ensino Estadual. Assim, em 09 de maio de 1956, foi transformada em um Grupo Escolar e, no ano de 1958, de acordo com o Decreto 8478 de janeiro, passou a denominar-se Grupo Escolar João Triches.
No decorrer dos anos, com o aumento contínuo do número de matrículas, suas modestas instalações já não estavam mais suprindo as necessidades, por isso, em 1962, o Grupo Escolar João Triches recebe novas instalações localizada no Bairro Pio X. Mas, com o aumento significativo de alunos, houve a necessidade de expandir o número de salas de aula. Foi então que, em 1975 a escola inaugurou um novo bloco, com dois pavimentos (onde atualmente funcionam as salas de aula), com uma área de recreação para alunos tendo sido incorporada ao antigo prédio, formando uma única estrutura física. Com toda esta estrutura e um maior número de professores, a escola passou a atender uma média de 1500 alunos.
Com o funcionamento do primeiro grau completo e sob a responsabilidade do Governo Estadual, em 1979, de acordo com o Decreto de Reorganização nº 28734, de 10 de maio de 1979, a escola passou a ter denominação de Escola Estadual de 1º Grau João Triches.
O estabelecimento, além do ensino Fundamental, ofereceu Classe Especial.
A partir de 14 de dezembro de 2000, a escola alterou sua designação para Escola Estadual de Ensino Fundamental João Triches, conforme Portaria de Alteração de Designação nº 00313- D. O. 14/12/2000.
Em 17 de maio de 2006, a escola alterou sua designação para Escola Estadual de Ensino Médio João Triches, conforme Parecer 356/2006, D. O. 22/05/2006, passando a oferecer o Ensino Médio a partir de 2007.
A nossa missão como escola é oportunizar ao educando a construção efetiva de seu conhecimento, através de uma educação de qualidade, humanitária e adequada à sua realidade, visando qualidade de vida.
Temos a visão de ser uma escola modelo em excelência, exemplo de comunidade escolar e social, valorizada pela comunidade.
Pregamos os valores:
Temos a visão de ser uma escola modelo em excelência, exemplo de comunidade escolar e social, valorizada pela comunidade.
Pregamos os valores:
- Comprometimento com o ensino-aprendizagem;
- Respeito à igualdade e à individualidade;
- Estímulo à criticidade consciente;
- Ética e transparência;
- Busca de qualidade de vida.
![]() |
Entrada dos professores e acesso de pais |
Nosso Patrono
Nosso Patrono, João Triches, foi um dos nove filhos do casal Bortolo Fortunato Triches e Mariana Garbin. Seu pai, o Sr. Bortolo, é de naturalidade de Belluno, Itália, e foi um empreendedor em Caxias do Sul.
![]() |
Retrato de João Triches. Foto: Livro Triches / Reprodução |
Nosso Logo
O nosso logo foi criado para ilustrar o aprendizado com a leitura.
![]() |
Logo da escola - com fundo azul |
Referências Esternas e Homenagens
Ao longo de sua história, a Escola João Triches já recebeu muitas homenagens e já foi citada em diversos Sites. A listagem que segue traz alguns deles:
- Rádio São Francisco - Revitalização da Biblioteca
- Prefeitura de Caxias do Sul - 60 Anos da Escola
- Blog da 4ª CRE - 60 Anos da Escola
- Jornal Pioneiro - Alunos de 1967
- Instagram - Alunos da Escola
- Intervalo Atlântida - Por Lucas S. Fagundes
- Imagine Click Festa - São João 2018
- Encontro dos alunos dos anos 70
- Projeto Brasilidade de 2015
- School & College Listings - Eventos do CPM
- Find Glocal - Eventos do CPM
- Reencontro da turma de 1968 do Grupo Escolar João Triches
- Imagens adicionais - Escola João Triches
Tempos de Pandemia
Em março de 2020 o Planeta passou por uma gravíssima pandemia do Corana Vírus (COVID-19), levando a suspensão das aulas presenciais. Em poucos meses este Blog foi um dos mecanismos de disponibilização de aulas remotas, sendo suprido também com a plataforma Google Classroom, em agosto de 2020.
A pandemia manteve-se por mais tempo...
Em 2021, no mês de abril, foi realizada a fotografia abaixo da escola, mostrando um lindo cenário mas sem a presença de seus alunos.
Escola vista do alto - Fotografia de Ane Margareth, em abril de 2021 |